Cabo Verde reduz importações e aumenta exportações em 16%

Cabo Verde reduziu as importações de bens e aumentou as exportações em 16%, no terceiro trimestre de 2024, face a igual período do ano passado, com o envio de conservas para Espanha a se destacarem, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) local. De acordo com dados do INE, a Europa continua a ser o…
ebenhack/AP
Dados do INE indicam que a Europa continua a ser o principal cliente do arquipélago, absorvendo 97,1% do total das exportações, com Espanha lidera o ranking dos principais clientes na zona Euro.
Economia Negócios

Cabo Verde reduziu as importações de bens e aumentou as exportações em 16%, no terceiro trimestre de 2024, face a igual período do ano passado, com o envio de conservas para Espanha a se destacarem, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) local.

De acordo com dados do INE, a Europa continua a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 97,1% do total das exportações, sendo que Espanha lidera o ranking dos principais clientes na zona económica europeia, representando 74,3% no 3.º trimestre deste ano, um aumento de 14,6 pontos percentuais (pp) face ao trimestre homólogo de 2023. Na mesma ordem, segue a Itália, Portugal e Estados Unidos, todos com reduções em termos homólogos.

Os preparados e conservas de peixes representaram 83% dos bens exportados por Cabo Verde (aumentando 4,4% em termos homólogos), seguindo-se as peças de vestuário (representando 6,6%) e calçado (3,6%).

“Estes três produtos representaram, no trimestre em análise, 93% do total das exportações [de mercadorias] de Cabo Verde, tendo aumentado 4,2 pp, face ao mesmo trimestre de 2023”, referiu o INE, citado.

A exportação de mercadorias representa apenas um décimo daquilo que Cabo Verde exporta em serviços (sobretudo ligados ao turismo), ou seja, o sector terciário, motor da economia do arquipélago.

*Napiri Lufánia

Mais Artigos