A iniciativa GoGlobal , lançada por Cabo Verde para promover a internacionalização de novas empresas tecnológicas, contou este ano com novas missões internacionais e beneficiou diretamente 44 jovens, anunciou a organização da Cabo Verde Digital.
Desde o seu lançamento em Fevereiro, a GoGlobal recebeu mais de 50 candidaturas, das quais 44 jovens, incluindo representantes da diáspora cabo-verdiana, foram selecionados para participar em nove edições da missão em países como Brasil, Marrocos (com duas edições cada), França, Holanda, Nigéria, Macau e Portugal. A última missão de 2024 destina-se a Lisboa, onde Cabo Verde será o único país africano a marcar presença com um espaço de exposição na Web Summit.
“A encerrar este ano extremamente positivo, Cabo Verde marca presença mais uma vez na Web Summit Lisboa, de 11 a 14 de novembro”, anunciou a organização. A delegação cabo-verdiana é composta por mais de trinta elementos, incluindo startups, universidades, entidades públicas e privadas que demonstram o compromisso do arquipélago com a transformação digital.
Este ano, a delegação incluirá 15 startups — um aumento em relação aos 10 projectos apresentados anualmente —, sinal de que o apoio ao sector tecnológico está a gerar cada vez mais interesse, de acordo com a Cabo Verde Digital. Esta plataforma governamental dedica-se a fortalecer a comunidade de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a fomentar o ecossistema digital através de iniciativas de formação e empreendedorismo tecnológico.
A edição deste ano da Web Summit, realizada de 11 a 14 de Novembro, contará com um recorde de 2.750 startups e espera receber mais de 70 mil participantes. A cimeira irá focar-se na promoção de particularidades potencializadas pelo sistema Summit Engine .