Cabo Verde reforça voz dos Pequenos Estados Insulares na ONU

Cabo Verde vai aproveitar a Semana de Alto Nível da ONU para reforçar o compromisso com o multilateralismo, a paz e o desenvolvimento sustentável, com ênfase na defesa dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS). O ponto alto da agenda será o discurso do chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva na sessão plenária, a…
ebenhack/AP
O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, estará em Nova Iorque entre 23 e 26 de setembro de 2025 para participar na 80.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas e em várias cimeiras multilaterais, incluindo a V Cimeira da Plataforma Internacional da Crimeia, a reunião de Chefes de Estado e de Governo da CPLP e a 3.ª Cimeira Global sobre Mobilidade Climática.
Destaque Líderes

Cabo Verde vai aproveitar a Semana de Alto Nível da ONU para reforçar o compromisso com o multilateralismo, a paz e o desenvolvimento sustentável, com ênfase na defesa dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS). O ponto alto da agenda será o discurso do chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva na sessão plenária, a 26 de setembro,  momento em que o país pretende sublinhar prioridades como resiliência climática, mobilidade humana e financiamento inovador para a adaptação.

À margem da Assembleia-Geral, o primeiro-ministro de Cabo Verde participa a 24 de setembro na V Cimeira da Plataforma Internacional da Crimeia, encontro focado na defesa da soberania e integridade territorial da Ucrânia e reúne-se com os seus homólogos da CPLP.

Entre 24 e 26 decorre ainda a 3.ª Cimeira Global sobre Mobilidade Climática (GCCM), organizada pelo Centro Global para a Mobilidade Climática em parceria com as Nações Unidas, que deverá aprovar um Plano de Ação Global para a Mobilidade Climática com especial atenção aos SIDS, prevendo instrumentos de financiamento e respostas para adaptação, reconstrução e resiliência.

A agenda do chefe do Governo cabo-verdiano inclui encontros bilaterais com líderes internacionais, designadamente com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, bem como momentos de proximidade com a diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos.

A participação de Cabo Verde ocorre num momento simbólico em que se celebra a 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas sob o lema “80 anos e mais pela paz, o desenvolvimento e os direitos humanos”, e num contexto em que as vulnerabilidades das economias insulares, da dependência climática às pressões migratórias, exigem maior previsibilidade financeira e cooperação internacional reforçada.

Mais Artigos