A Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos portos de Cabo Verde, abriu esta Segunda-feira, 08, um concurso internacional para relançar a plataforma de processamento de pescado de São Vicente.
O anúncio foi feito pelo presidente do conselho de administração da empresa, Irineu Camacho, que recordou os quase dois anos de suspensão das operações, após a saída da empresa espanhola Atunlo, que empregava 210 trabalhadores.
Segundo o responsável, a opção por um concurso público internacional visa assegurar total transparência no processo e atrair operadores com capacidade técnica e financeira para dinamizar a infra-estrutura. “O caderno de encargos está completo, com a estratégia definida, incluindo um plano de recursos humanos”, garantiu o PCA.
A nova concessão adoptará um modelo composto por renda fixa e variável, ajustada ao volume de pescado processado na ilha, procurando garantir simultaneamente estabilidade financeira e alinhamento com o desempenho operacional. O caderno de encargos estabelece ainda um plano de investimento robusto, com foco em inovação, sustentabilidade e adaptação às exigências ambientais e climáticas que hoje condicionam a indústria pesqueira.
Os interessados têm até 23 de Janeiro para apresentar propostas, segundo avançou a agência Lusa. A expectativa é que o processo seja concluído até Março, com o anúncio do operador vencedor, permitindo acelerar a retoma de uma unidade considerada estratégica para a economia marítima de São Vicente.





