Cabo Verde tornou oficialmente o 39º membro da Freedom Online Coalition (FOC) e assume o compromisso com a liberdade na Internet e Protecção dos Direitos Humanos, anunciou esta Segunda-feira o Governo.
A Freedom Online Coalition diz que Cabo Verde demonstrou respeito pelos direitos humanos online, tanto a nível interno como através do seu envolvimento nos principais fóruns multilaterais e outros fóruns e iniciativas internacionais relevantes. Nos últimos anos,
O país lusófono, segundo argumenta, “tem colocado ênfase no avanço da inclusão digital através da melhoria das infra-estruturas e da conectividade, apoiando iniciativas para aumentar a literacia digital e fortalecendo a governação electrónica para promover a inovação digital”.
O secretário de Estado da economia digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, destacou a importância desta adesão, afirmando que “nós, como Ilhas Tecnológicas da África Ocidental, temos o prazer de anunciar nossa adesão à Freedom Online Coalition”.
Acrescentou ainda que este importante marco sublinha nosso compromisso inabalável em defender os direitos humanos fundamentais na esfera digital.
O Governo diz ainda que está confiante de que esta aceitação de Cabo Verde na FOC fortalecerá nossos esforços para promover uma internet aberta, livre e global, ao mesmo tempo em que garantimos a protecção e o respeito pelos direitos humanos de todos os cabo-verdianos.
Ao longo dos anos, Cabo Verde tem demonstrado um forte compromisso com o avanço do sector Digital, procurando promover o acesso equitativo à tecnologia e fortalecer a resiliência das infraestruturas digitais, sendo que na sua estratégia digital delineia claramente os objetcivos de expandir as oportunidades neste sector, melhorar o acesso à informação e garantir a segurança cibernética em todos os níveis.
A Freedom Online Coalition é uma aliança internacional de governos comprometidos com a promoção e protecção dos direitos humanos online e da liberdade na internet.