Campanha #SomosTodosIguais lançada em Cabo Verde

"Família- Berço" é o nome da campanha nacional lançada ao abrigo do projeto #SomosTodosIguais, da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD). A campanha foi oficialmente apresentada hoje em Cabo Verde, na presença de algumas Primeiras-Damas membros da OAFLAD, nomeadamente Isaura Nyusi, de Moçambique, Angéline Ndayishimiye do Burundi e Hajia Laila Barau, esposa do…
ebenhack/AP
A iniciativa é da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), que visa promover a equidade de género e combater desigualdades em diversas esferas da sociedade africana.
Líderes

“Família- Berço” é o nome da campanha nacional lançada ao abrigo do projeto #SomosTodosIguais, da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD).

A campanha foi oficialmente apresentada hoje em Cabo Verde, na presença de algumas Primeiras-Damas membros da OAFLAD, nomeadamente Isaura Nyusi, de Moçambique, Angéline Ndayishimiye do Burundi e Hajia Laila Barau, esposa do Vice-Presidente do Senado da Nigéria, além da Secretária Executiva da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), Nardos Berhanu. Ana Dias Lourenço, Primeira-Dama de Angola também se juntou ao evento de forma online.

Com o lema “Família – Berço”, a iniciativa enfatiza o papel essencial das famílias na construção de valores de equidade e respeito mútuo. A campanha promove a educação de rapazes e meninas em bases igualitárias, desafiando estereótipos de género e fomentando uma masculinidade positiva que rejeita a violência e contribui para uma sociedade mais inclusiva.

José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde presidiu o evento e afirmou que “as Primeiras-Damas têm um pé no Estado e outro na Sociedade Civil, portanto são muito relevantes no empoderamento da sociedade”. O presidente afirmou ainda que este é o momento de não só dar poder, mas sobretudo dar conhecimento às mulheres, aos jovens e às famílias para que possam transformar as suas vidas no respeito pela equidade e igualdade de género.

Débora Katisa Carvalho, a Primeira-Dama anfitriã reforçou a importância da família como “o lugar onde tudo começa e onde se transmitem os principais valores”, dizendo também, que, embora a realidade do continente africano seja muito diferente, é possível trabalhar por objetivos globais, mas com soluções locais.

A cerimónia destacou ainda a colaboração entre as Primeiras-Damas africanas, num esforço coletivo do continente para eliminar desigualdades.

A campanha #SomosTodosIguais da OAFLAD é uma iniciativa lançada em 2022 que visa promover a igualdade de género, focada em áreas como saúde, educação, empoderamento económico e prevenção da violência baseada no género. O objetivo é sensibilizar as sociedades africanas para construir um futuro mais inclusivo e justo.

Mais Artigos