O actual presidente do conselho de administração da ENSA-Seguros de Angola, Carlos Duarte, será o novo presidente executivo do Banco Económico (BE), como resultado de uma votação que terá ocorrido durante a assembleia geral da instituição bancária realizada nesta Segunda-feira, 22 de Agosto.
A notícia avançada pelo Jornal de Negócios dá conta que o nome do antigo administrador do Banco Angolano de Investimentos (BAI), terá sido proposto por Francisco Garcia dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Independent Financial Advisors, sociedade gestora de fundos, e que é apontada como accionista maioritário da instituição.
Fonte da referida sociedade contactada pela FORBES ÁFRICA LUSOFONA, confirmou o facto, tendo esclarecido que decorrem os tramites legais junto do Banco Nacional de Angola (BNA) para que a Independent Financial Advisors seja oficialmente confirmada como principal accionista do Banco Económico, no âmbito do seu processo de reestruturação.
Além da indicação de Carlos Duarte ao cargo de presidente executivo, a assembleia geral terá igualmente aprovado a escolha de Pedro Cruchinho para a posição de presidente do conselho de administração.
Actualmente a desempenhar as funções de presidente do conselho de administração da ENSA-Seguros de Angola, depois de ter exercido o de presidente da comissão executiva da Nossa Seguros, Carlos Duarte possui uma vasta experiência na banca angolana, com passagens pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI) e Standard Chartered Bank.