Os cheques interbancários estão descontinuados em Angola, desde 31 de Dezembro último, indica um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA).
De acordo com o comunicado do BNA, a medida visa mitigar os riscos que os cheques transmitiam ao Sistema de Pagamentos de Angola, além do facto de a sua utilização ter vindo a apresentar reduções significativas, em virtude da preferência por instrumentos de pagamentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos, como o MCX Express, o RUPE e as transferências instantâneas.
A decisão resulta também do seu elevado custo de produção, bem como a necessidade de investimentos avultados de renovação do sistema, tanto do lado do operador do Sistema de Compensação de Cheques como dos participantes.
No seu comunicado, o BNA esclarece que a emissão de cheques foi interrompida a 31 de Dezembro de 2024.
Recorde-se que o BNA tem a missão de velar pela estabilidade do sistema financeiro nacional, assegurar a função de financiador de última instância do Estado, colaborar na definição e execução da política cambial, gerir as disponibilidades externas do país ou as que lhe sejam entregues e agir como intermediário nas relações monetárias internacionais do Estado.





