Marca líder de media global, com foco em notícias e informação de negócios, investimentos, tecnologia, empreendedorismo, liderança e lifestyle, a Forbes chegou a Angola a 20 de Novembro de 2015 e desde aí não tem parado de contar histórias de sucesso.
“As Forbes Angola e Portugal entraram numa nova etapa da sua existência, do seu crescimento e da sua consolidação, enquanto projectos editoriais em contínuo aperfeiçoamento e melhoria. A sua gratidão para todos os que contribuíram para que se chegasse até aqui é imensa e não quantificável. Todos são importantes, os que estiveram antes e os que entraram agora, bem como os que permaneceram”, escreveu a directora Helena Costa no editorial da edição nº 43, que marcou a viragem para a nova fase em que se encontra hoje as Forbes escritas em português.
Nesta edição celebramos cinco anos desde que os leitores folhearam pela primeira vez a revista Forbes made in Angola. Chegou às bancas a 20 de Novembro de 2015 e, desde o primeiro dia, despertou a atenção de todos.
Cinco aninhos se passaram. De facto, a Forbes ainda pode ser considerada uma bebé, mas já é uma bebé em idade escolar. É por isso que a partir de Junho deste ano nos comprometemos a apresentar aos nossos leitores mais conteúdo nacional, numa linguagem mais simples e clara, entretanto com o mesmo rigor, em linha com o que impõe a casa-mãe – Forbes International.
Quando foi lançada a Forbes Angola em 2015, celebrávamos o 40.º aniversário da independência.
Há cinco anos Angola já vivia uma situação de aperto económico por conta da crise do petróleo, que tem estrangulado as receitas fiscais, e condicionado a actuação da política económica e monetária, o que tornou aquele momento oportuno, pois a Forbes Angola lançou, a partir daquele momento, o desafio de discutir um novo ciclo económico, menos dependente do petróleo.
Para o efeito, convidou para o debate Armando Manuel, ex-ministro das Finanças de Angola, Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, Xavier Sala i Martín, economista e professor da Universidade de Columbia nos EUA, a empresária Isabel dos Santos, o então presidente do Banco BIC, Fernando Teles, o administrador da Refriango, Estevão Daniel, e ainda João Macedo, administrador da Agrolíder.
Prever o futuro é sempre um grande desafio e, em última análise, uma tarefa impossível. Em 1917, quando a revista Forbes nasceu pelas mãos de Bertie Charles Forbes e Walter Drey, os seus fundadores estavam longe de imaginar que em 2015 continuasse não só a existir como fosse a principal referência no universo das revistas de negócios e gestão no mundo e, tampouco, que viesse a chegar a um país como Angola.
Até antes de 20 de Novembro de 2015, a Forbes tinha 37 edições distribuídas em 66 países. Com o lançamento da Forbes Angola e cerca de um mês depois da Forbes Portugal, passou a ter 39 edições espalhadas pelos quatro cantos do globo. Marca líder de media global, com foco em notícias e informação de negócios, investimentos, tecnologia, empreendedorismo, liderança e lifestyle, a Forbes chegou à Angola pelas mãos da Zap Publishing.
Há cinco anos que a revista assumiu o compromisso e a missão de produzir e distribuir informação sobre pessoas, ideias e tecnologias, contribuindo para apoiar a comunidade empresarial e influenciar os decisores e os opinion makers.
Ler mais na edição 46 Dezembro de 2020/Janeiro de 2021 da FORBES Angola, já disponível.