Cinema angolano brilha em Nova Iorque: “JOIA” seleccionado para o Urbanworld Film Festival

O filme angolano JOIA foi seleccionado para a 29.ª edição do Urbanworld Film Festival – o maior festival norte-americano dedicado à diversidade cultural e aos cineastas negros, a realizar-se em Nova Iorque. A presença de Angola neste prestigiado certame representa um marco na internacionalização do cinema angolano e uma celebração da criatividade, coragem e força…
ebenhack/AP
O filme “JOIA”, de Micaela Reis e Jonathan Samukange, foi seleccionado para o Urbanworld Film Festival, em Nova Iorque, consolidando o talento angolano no mapa do cinema internacional.
Life

O filme angolano JOIA foi seleccionado para a 29.ª edição do Urbanworld Film Festival – o maior festival norte-americano dedicado à diversidade cultural e aos cineastas negros, a realizar-se em Nova Iorque.

A presença de Angola neste prestigiado certame representa um marco na internacionalização do cinema angolano e uma celebração da criatividade, coragem e força das mulheres que inspiram o país.

Escrito e produzido por Micaela Reis e realizado por Jonathan Samukange, JOIA é uma produção com equipa integralmente angolana, que já conquistou prémios e reconhecimento em África, Europa e América Latina.

A selecção para o Urbanworld Film Festival reforça o crescente prestígio da nova geração de criadores angolanos e o potencial do país como pólo emergente de produção cinematográfica africana.

A obra, centrada em narrativas de esperança, superação e identidade feminina, posiciona Angola no mapa dos novos contadores de histórias globais, que utilizam o cinema como ferramenta de transformação cultural e afirmação das vozes africanas no mundo.

Para os seus criadores, esta é uma oportunidade de erguer a bandeira de Angola num dos palcos culturais mais influentes do planeta, levando ao público internacional uma história nascida do coração do povo angolano – uma história contada com talento, autenticidade e fé.

“Jóia” é um drama inspirado numa emocionante história verídica de uma jovem angolana que vivenciou um período de grande conflito na província de Benguela, Angola. Perante diversos perigos, a sua coragem, determinação, esperança e amor foram fundamentais para enfrentar e superar o que parecia impossível de ultrapassar.

A jovem, na verdade, é Feliciana Brito (conhecida por “Tia Jóia”), mãe de Micaela Reis, que “enfrenta adversidades com fé, coragem e esperança, revelando a força e a africanas e a identidade lusófona”. A sua presença no Urbanworld Film Festival, ao lado de produções afroamericanas, afro-caribenhas e afro-latinas, coloca Angola no centro do diálogo global sobre diversidade, cinema e empoderamento feminino, representando uma oportunidade única de visibilidade para o cinema lusófono.

O papel principal de JOIA é interpretado por Victoria Esquivel, escolhida pessoalmente por Micaela Reis, num casting em Luanda com aproximadamente 2 mil pessoas. Filmado em Angola, com elenco local e talentos emergentes, JOIA simboliza o talento criativo do cinema angolano e seu impacto cultural global.

“Levar ‘JOIA’ a Nova Iorque é compartilhar com o mundo nossa cultura, nossas histórias e a força das mulheres angolanas. Este projecto é um testemunho do talento e da criatividade de Angola”, afirmou Micaela Reis, produtora-executiva e argumentista, numa nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

Criado em 1997, o Urbanworld Film Festival é reconhecido como o maior festival norte-americano dedicado à diversidade e à representatividade cultural,  tendo apresentado obras de realizadores renomados como Ava DuVernay, Ryan Coogler e Spike Lee. A edição de 2025 marca uma parceria pioneira com o BGR Film Fest / Black Girls Rock, celebrando a diversidade, o empoderamento feminino e histórias que inspiram mudanças sociais em todo o mundo.

Desde a sua estreia, JOIA tem conquistado reconhecimento e prémios em diversos Países, nomeadamente de Melhor Curta-Metragem Internacional – Festival de Cinema de Paraty 2024 (Brasil); Melhor Curta-Metragem (Júri e Público) – FESTin Lisboa 2024 (Portugal). Nomeação para o Africa Movie Academy Awards 2024 (Nigéria), selecção Oficial para o BGR Film Fest 2024 (Atlanta, EUA); exibição no CinemAfrica 2024 (Estocolmo, Suécia); e destaque internacional no SP Cine (Brasil).

“JOIA” é uma obra 100% angolana, que reafirma o papel da mulher na reconstrução social e cultural, celebrando as raízes. A participação no Urbanworld Film Festival não é apenas uma conquista artística, mas também um testemunho da capacidade do sector criativo angolano de projectar uma imagem moderna, inspiradora e plural do país.

Mais Artigos