A Companhia Siderúrgica do Chuchi (CSC) vai exportar, pela segunda vez, 62 mil toneladas de minério de ferro extraído da mina de Cutato, província angolana do Cuando Cubango, numa operação a decorrer na primeira quinzena do mês de Abril, garantiu o seu presidente do conselho de administração, Rui Silva.
Segundo o gestor, o navio transportador deverá atracar durante a primeira semana de Abril, no porto minalareiro de Saco Mar, no Namibe, onde se realizam neste momento operações de adequação daquela infra-estrutura, devendo a operação de carregamento durar perto de uma semana.
Citado numa nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Rui Silva, adianta que a Companhia finaliza igualmente os preparativos para o início da produção do ferro gusa( minério de ferro beneficiado), na unidade do Cuchi, no terceiro trimestre deste ano.
Para o êxito do projecto, o PCA da Companhia Siderúrgica do Chuchi assinala ainda que tem contado com a colaboração institucional do Executivo e, em particular, dos organismos afins, nomeadamente, os Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Agricultura e pescas, Ambiente, Indústria e Comércio e do Governo do Cuando Cubango, “que tudo têm feito no sentido de assegurar o ambiente profícuo, para instalação do projecto.
De recordar que a primeira exportação de minério de ferro extraído da mina do Cutato aconteceu em Agosto de 2021, num total de 62,550 toneladas, que seguiram à República da China.