Conheça Ivanilson Machado, um dos 50 Top CEOs da lista Forbes 2024

Ivanilson Cruz de Sousa Machado nasceu em Luanda há 45 anos. Gestor com experiência em administração executiva, palestrante motivacional e influenciador digital, esteve entre 2016 e 2020 baseado em Maputo – Moçambique, como CEO da Puma Energy. Dirigiu três empresas do grupo naquele país e foi ainda membro do conselho de administração da Petrobeira. O…
ebenhack/AP
Ivanilson Machado, desde 2020 a liderar o Pumangol, integra a primeira "Lista Top CEOs” da Forbes África Lusófona, elaborada com base em uma avaliação de centenas de empresas.
Líderes Life

Ivanilson Cruz de Sousa Machado nasceu em Luanda há 45 anos. Gestor com experiência em administração executiva, palestrante motivacional e influenciador digital, esteve entre 2016 e 2020 baseado em Maputo – Moçambique, como CEO da Puma Energy. Dirigiu três empresas do grupo naquele país e foi ainda membro do conselho de administração da Petrobeira.

O jovem gestor é licenciado em Relações Internacionais e Ciências Políticas pela UAL (Universidade Autónoma de Lisboa). Ocupando cargos de gestão e liderança desde 2009, quando ingressou no Grupo Trafigura/DT em Angola.

Fez também formações nas mais conceituadas universidades a nível mundial, tais como INSEAD Paris, HEC Paris, London Business School, Kellogg School of Management e Católica Lisbon School of Business and Economics para cursos mais específicos em gestão executiva, liderança e marketing.

Ocupando cargos de gestão e liderança desde 2009, quando ingressou no Grupo Trafigura / DT em Angola, assumindo o cargo de Director Geral da empresa Transfuel e depois em 2014, foi transferido para a Puma Energy em Angola (Pumangol), onde foi diretor da Angobetumes e Pumangol Industrial.

Em 2016, foi seleccionado como um dos 100 jovens líderes económicos africanos com menos de 40 anos, apresentado pelo Instituto Choiseul (França) em parceria com a Forbes África. Durante quatro anos foi incluído no ranking anual, alcançando em 2018 o top 20 da lista (18ª posição)e em 2019, com maior destaque, o top 10 (9ª posição) da lista dos 100 profissionais seleccionados em toda África.

Regressou a Angola em 2020, para assumir o cargo de CEO do Grupo Pumangol, que se destaca no comércio de combustíveis e de lubrificantes, função que desempenha até ao momento.

Mais Artigos