Ivanilson Cruz de Sousa Machado nasceu em Luanda há 45 anos. Gestor com experiência em administração executiva, palestrante motivacional e influenciador digital, esteve entre 2016 e 2020 baseado em Maputo – Moçambique, como CEO da Puma Energy. Dirigiu três empresas do grupo naquele país e foi ainda membro do conselho de administração da Petrobeira.
O jovem gestor é licenciado em Relações Internacionais e Ciências Políticas pela UAL (Universidade Autónoma de Lisboa). Ocupando cargos de gestão e liderança desde 2009, quando ingressou no Grupo Trafigura/DT em Angola.
Fez também formações nas mais conceituadas universidades a nível mundial, tais como INSEAD Paris, HEC Paris, London Business School, Kellogg School of Management e Católica Lisbon School of Business and Economics para cursos mais específicos em gestão executiva, liderança e marketing.
Ocupando cargos de gestão e liderança desde 2009, quando ingressou no Grupo Trafigura / DT em Angola, assumindo o cargo de Director Geral da empresa Transfuel e depois em 2014, foi transferido para a Puma Energy em Angola (Pumangol), onde foi diretor da Angobetumes e Pumangol Industrial.
Em 2016, foi seleccionado como um dos 100 jovens líderes económicos africanos com menos de 40 anos, apresentado pelo Instituto Choiseul (França) em parceria com a Forbes África. Durante quatro anos foi incluído no ranking anual, alcançando em 2018 o top 20 da lista (18ª posição)e em 2019, com maior destaque, o top 10 (9ª posição) da lista dos 100 profissionais seleccionados em toda África.
Regressou a Angola em 2020, para assumir o cargo de CEO do Grupo Pumangol, que se destaca no comércio de combustíveis e de lubrificantes, função que desempenha até ao momento.