Corpo diplomático destaca liderança de Angola em África e seu contributo na defesa de soluções pacíficas

A liderança angolana na União Africana tem contribuído para o reforço da voz de África no sistema internacional e para a defesa de soluções pacíficas face aos desafios globais emergentes, de acordo com a diplomata marroquina, Saadia El Alaoui. O reconhecimento foi expresso durante a cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente…
ebenhack/AP
Em nome do Corpo Diplomático acreditado em Angola, a decana do grupo, embaixadora do Reino de Marrocos, Saadia El Alaoui, destacou o compromisso de Angola com a promoção da paz, do diálogo e da cooperação internacional.
Economia

A liderança angolana na União Africana tem contribuído para o reforço da voz de África no sistema internacional e para a defesa de soluções pacíficas face aos desafios globais emergentes, de acordo com a diplomata marroquina, Saadia El Alaoui.

O reconhecimento foi expresso durante a cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, João Lourenço, esta sexta-feira, 23 de Janeiro, no Complexo Protocolar da Presidência da República, em Luanda, e presidida pelo Chefe de Estado angolano e Presidente em exercício da União Africana.

Em nome do Corpo Diplomático acreditado em Angola, a decana do grupo, embaixadora do Reino de Marrocos, Saadia El Alaoui, destacou o compromisso de Angola com a promoção da paz, do diálogo e da cooperação internacional.

Saadia El Alaoui realçou igualmente o empenho de Angola na promoção da cooperação entre Estados e regiões, expresso através da participação em cimeiras internacionais, na realização de visitas de Estado ao exterior e do acolhimento de dirigentes estrangeiros em Luanda.

O Corpo Diplomático citou a organização, por Angola, de eventos internacionais de grande dimensão em 2025, bem como iniciativas de carácter desportivo continental, apresentadas como sinais da capacidade do país para acolher encontros multilaterais.

As celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional foram também assinaladas como um marco de afirmação da soberania, da paz, da unidade nacional e do percurso de desenvolvimento institucional do Estado angolano.

No final da sua intervenção, a decana do Corpo Diplomático apresentou ao Presidente da República, à Primeira-Dama e aos seus colaboradores votos de um ano de 2026 marcado por saúde, prosperidade e êxitos no exercício das suas funções.

À margem da cerimónia, a encarregada de negócios dos Estados Unidos da América em Angola, Shannon Nagy Cazeau, disse aos jornalistas que o seu país mantém uma parceria forte com Angola e que os dois Estados vão continuar a trabalhar conjuntamente para avançar com objectivos comuns nas áreas da segurança, da prosperidade e dos investimentos no Corredor do Lobito.

Afirmou ainda que os Estados Unidos apreciam os esforços de mediação do Presidente da República, João Lourenço, e sublinhou que o Presidente Donald Trump tem destacado a importância da paz no mundo, assegurando que o seu país continuará a promover essa ideia ao longo do presente ano.

Mais Artigos