Os restos mortais do ex-Presidente da república de Angola, José Eduardo dos Santos, já repousam, desde o meio da tarde deste Domingo, 28 de Agosto, no jazigo construído para o efeito, na Praça de República.
Formado em engenharia petrolífera, José Eduardo dos Santos dirigiu Angola durante 38 anos e morreu no passado dia 8 de agosto em Barcelona, vítima de acidente vascular cerebral, aos 79 anos de idade.
Na última homenagem a José Eduardo dos Santos, estiveram várias personalidades africanas e europeias, entre elas os presidentes Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, Filipe Nyusi, Chefe de Estado moçambicano, Carlos Vila Nova, de São Tomé e Príncipe, José Maria Neves (Cabo Verde), Emmerson Mnangagwa (Zimbabwe), Umaro Sissoco Embalo (Guiné-Bissau) e Denis Sassou Nguesso (República do Congo). Destaque ainda para Sam Nujoma (ex-presidente da Namíbia) e primeira-ministra do Gabão, Rose Christiane Raponda.
No funeral de Estado foram disparadas 21 salvas de canhões, realizadas manobras de embarcações da unidade naval e sobrevoo honoríficos de aeronaves Força Aérea Nacional.
A urna coberta com a bandeira nacional foi transportada pelos guardas de honra dos ramos das Forças de Defesa e Segurança, nomeadamente das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, Força Aérea Nacional e Marinha de Guerra Angolana.
O jazigo onde está depositada a urna de José Eduardo dos Santos, revestido com pedras de mármore e granitos, foi erguido num espaço de três mil metros quadrados, dos quais dois mil metros reservado ao paisagismo. Na parte exterior superior está afixada uma pomba que simboliza a paz, que se destaca entre as grandes conquistas de “Zédu”, como também era carinhosamente tratado o antigo Presidente pelos angolanos.
De recordar que na Praça da República (mausoléu) também se encontram depositados os restos mortais do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.