Os ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram várias resoluções, destacando-se o reconhecimento da importância do desporto escolar e a proposta de criação das “Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP”.
De acordo com a declaração final do encontro, os responsáveis das nove nações da CPLP salientaram “o papel e a importância do Desporto Escolar e do Desporto na Escola”, receberam confirmações a proposta apresentada por Cabo Verde para a criação das olimpíadas. Contudo, esta iniciativa será submetida a uma análise mais aprofundada na próxima reunião da Comissão de Desporto, marcada para Fevereiro de 2025, em Díli, Timor-Leste.
Segundo a Lusa, na reunião, Timor-Leste garantiu o apoio dos restantes Estados-membros para acolher os Jogos CPLP em 2025. Já para 2027, foi aprovado a realização dos XIII Jogos Desportivos da CPLP no Brasil, com um compromisso conjunto de garantir condições técnicas, materiais e financeiras para o sucesso do evento.
Outras iniciativas culturais e de financiamento
Os ministros decidiram ainda que a próxima Bienal de Cultura de Jovens Criadores da CPLP terá lugar em Cabo Verde, em 2026. Além disso, reiteraram o compromisso de continuar a cooperação comunitária nas áreas da Juventude e do Desporto, promovendo atividades que reforçam a visibilidade da CPLP nos âmbitos nacional e internacional.
Outra decisão importante refere-se à alteração do modelo de financiamento das conferências ministeriais. As contribuições dos Estados-membros passam a ser importantes para o Fundo Especial da CPLP, na medida em que, segundo o director de cooperação da CPLP, Manuel Lapão, permitem maior agilidade no cumprimento das obrigações financeiras e uma maior sustentabilidade dos planos de ação da Juventude e do Desporto.
O encontro reforçou a importância de iniciativas conjuntas para fortalecer os laços entre os países de língua portuguesa, promovendo tanto o desporto como a juventude como pilares de desenvolvimento e integração.