CPLP lamenta falecimento de Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou as suas condolências pelo falecimento de Fernando da Piedade Dias dos Santos, conhecido por “Nandó”, antigo Vice-Presidente da República de Angola, ocorrido na passada Quinta-feira, 18 de Dezembro, em Luanda, aos 75 anos. Numa nota oficial, o Secretariado Executivo da organização sublinha que Fernando da Piedade…
ebenhack/AP
Secretariado Executivo da CPLP refere que Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” foi uma figura incontornável da vida pública e política angolana, que dedicou grande parte da sua existência ao serviço do seu país.
Life

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou as suas condolências pelo falecimento de Fernando da Piedade Dias dos Santos, conhecido por “Nandó”, antigo Vice-Presidente da República de Angola, ocorrido na passada Quinta-feira, 18 de Dezembro, em Luanda, aos 75 anos.

Numa nota oficial, o Secretariado Executivo da organização sublinha que Fernando da Piedade Dias dos Santos foi “uma figura incontornável da vida pública e política angolana”, tendo dedicado grande parte da sua trajectória ao serviço do Estado e à consolidação das instituições democráticas do país.

A CPLP destaca o seu contributo para o fortalecimento da governação e da arquitectura institucional angolana num período marcado por profundas transformações políticas e sociais.

Ao longo de uma carreira marcada pelo exercício de elevados cargos de responsabilidade, “Nandó” desempenhou funções como ministro do Interior, primeiro-ministro, Vice-Presidente da República e presidente da Assembleia Nacional. Em cada uma dessas missões, refere a CPLP, pautou a sua actuação por um forte sentido de Estado, rigor institucional e compromisso com o desenvolvimento de Angola.

Na mesma nota, o Secretariado Executivo da organização expressa solidariedade à família, ao povo angolano e às autoridades do país, rendendo homenagem à memória de um estadista cuja vida pública ficou intimamente ligada ao reforço dos laços políticos e institucionais no espaço da lusofonia.

Os restos mortais do antigo Vice-Presidente da República repousam, desde a tarde desta Segunda-feira, 22, no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.

A cerimónia fúnebre ficou marcada por forte comoção e contou com a presença de membros do Executivo, representantes de confissões religiosas, corpo diplomático, dirigentes partidários, familiares e amigos.

Em sinal de homenagem e reconhecimento pelo seu percurso político e institucional, Angola observou ontem luto nacional, decretado pelo Presidente da República, João Lourenço.

Fernando da Piedade Dias dos Santos faleceu na capital angolana, vítima de doença, encerrando um ciclo de mais de quatro décadas de dedicação à vida pública.

Mais Artigos