O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, reuniu-se na noite deste Domingo, 23, com o então candidato presidencial Venâncio Mondlane, numa das salas do Centro de Conferências Joaquim Chissano, para discutir soluções face aos desafios que o país enfrenta.
O encontro, segundo uma nota da Presidência de Moçambique a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, insere-se no esforço contínuo de promover a estabilidade nacional e reforçar o compromisso com a reconciliação e a unidade dos moçambicanos.
“Este encontro, realizado em Maputo, acontece menos de um mês depois de o Presidente da República ter assinado o Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo com nove formações políticas que participaram nas sessões de diálogo político até então realizadas”, diz o documento.
A Presidência diz ainda que este compromisso visa estabelecer princípios e directrizes para um diálogo nacional inclusivo, abordando questões essenciais como a revisão constitucional e a governação.
“O encontro entre o Presidente da República e Venâncio Mondlane reforça a necessidade de aprofundar a reconciliação e consolidar um ambiente político estável, essencial para o desenvolvimento socioeconómico do país. O diálogo entre as diversas forças políticas e sociais é um passo determinante para restaurar a confiança nas instituições e garantir um futuro harmonioso para todos os moçambicanos”, assegura a nota.
Guiado pelos princípios do Estado de Direito, do respeito pelos Direitos Humanos e dos interesses superiores do povo moçambicano, o Governo garante que continua a promover esforços para consolidar a paz e a estabilidade, explicando que a resolução da crise pós-eleitoral e o fortalecimento do Estado democrático são metas prioritárias para garantir um país mais justo e inclusivo.
Entretanto, na sua página oficial da rede social Facebook, Venâncio Mondlane confirma que se reuniu com Daniel Chapo em busca de uma solução nacional para o grito de socorro da população em relação à situação de insegurança extrema em que o país se encontrava.
“Mantivemos um encontro com o chefe do Governo, Daniel Francisco Chapo, para iniciar um processo mútuo para responder aos apelos e anseios do Povo Moçambicano”, informou.