Desde o início do ano de 2024, quando estavam em circulação 63.231 milhões de meticais (913,1 milhões de euros) em notas e moedas, esse valor já cresceu 13%, sobretudo a partir de Maio, antecedendo a entrada em circulação de uma nova série, renovando em Dezembro valores máximos.
Moçambique registou em dezembro um aumento mensal de 1,6%, fechando o ano de 2024 com uma inflação de 4,15%, indicam dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano.
Moçambique, diz a Lusa, introduziu em 16 de Junho do ano passado uma nova série de notas e moedas de metical, que vão substituir progressivamente as que circulam desde 2006, anunciou o governador do banco central.
“Os bancos centrais tendem a fazer a revisão das suas notas e moedas em circulação a cada cinco anos, por forma a adequá-las às novas tendências de design, segurança e outros elementos contextuais”, explicou na altura Rogério Zandamela, justificando que a instituição “decidiu pela revisão das notas e moedas do metical”.