Dinheiro a circular em Moçambique cai para 967 milhões de euros em Janeiro

O dinheiro físico a circular em Moçambique caiu para 967 milhões de euros, tendo assim uma baixa de 6,5% em Janeiro, sendo o primeiro recuo após dez meses de subidas, segundo o Banco de Moçambique. Segundo dados do banco central, desde o início de 2024, quando estavam em circulação 914 milhões de euros em notas…
ebenhack/AP
Segundo dados do banco central, desde o início de 2024, quando estavam em circulação 914 milhões de euros em notas e moedas, esse valor tinha atingido 1.033 milhões de euros.
Economia

O dinheiro físico a circular em Moçambique caiu para 967 milhões de euros, tendo assim uma baixa de 6,5% em Janeiro, sendo o primeiro recuo após dez meses de subidas, segundo o Banco de Moçambique.

Segundo dados do banco central, desde o início de 2024, quando estavam em circulação 914 milhões de euros em notas e moedas, esse valor tinha atingido 1.033 milhões de euros, aumentado 13%, até Dezembro, mas sobretudo a partir de Maio, antecedendo a entrada em circulação de uma nova série do metical.

A retirada de dinheiro de circulação é uma prática habitual da política monetária contracionista, de redução da oferta de moeda, normalmente utilizada pelos bancos centrais para conter a subida de preços.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os preços em Moçambique subiram 0,52% só em Fevereiro, com a inflação homóloga (em comparação com o mesmo mês de 2024) a chegar aos 4,74%.

Trata-se da sexta subida mensal consecutiva, depois de quatro meses de deflação, entre Maio e Agosto, diz a Lusa.

Mais Artigos