Dinheiro em circulação em Moçambique atinge 958,9 milhões de euros em Outubro 2025

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou mais de 6% num ano, atingiu em Outubro 958,9 milhões de euros, aproximando-se de valores máximos, segundo relatório estatístico do banco central. De acordo o documento, O máximo histórico, de 969,6 milhões de euros foi fixado em Junho de 2025. Em Outubro de 2024, Moçambique tinha em…
ebenhack/AP
Os preços em Moçambique, aumentaram 3,23% em 2025, segundo dados divulgados Segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), metade da estimativa inicial do Governo moçambicano e abaixo do valor atingido no ano anterior.
Economia

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou mais de 6% num ano, atingiu em Outubro 958,9 milhões de euros, aproximando-se de valores máximos, segundo relatório estatístico do banco central.

De acordo o documento, O máximo histórico, de 969,6 milhões de euros foi fixado em Junho de 2025. Em Outubro de 2024, Moçambique tinha em circulação 903,2 milhões de euros em notas e moedas.

Seguiram-se várias quedas mensais consecutivas, apesar da entrada em circulação de uma nova série do metical, a moeda moçambicana, em 16 de Junho de 2024.

A retirada de dinheiro de circulação é uma prática habitual da política monetária contracionista, de redução da oferta de moeda, normalmente utilizada pelos bancos centrais para conter a subida de preços.

Os preços em Moçambique, diz a Lusa, aumentaram 3,23% em 2025, segundo dados divulgados Segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), metade da estimativa inicial do Governo moçambicano e abaixo do valor atingido no ano anterior.

Mais Artigos