Dívida do Sector Empresarial do Estado em Moçambique cresce 7,15% em três meses

A dívida do Sector Empresarial do Estado (SEE) moçambicano aumentou 7,15% no segundo trimestre, para mais de 39.582 milhões de meticais (527,2 milhões de euros), segundo dados do Ministério das Finanças. De acordo com informação sobre a evolução da dívida pública de Abril a Junho de 2025, o aumento é explicado, essencialmente, pela “aquisição de…
ebenhack/AP
O aumento é explicado, essencialmente, pela “aquisição de um novo financiamento” pela empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, de 36 milhões de dólares.
Economia

A dívida do Sector Empresarial do Estado (SEE) moçambicano aumentou 7,15% no segundo trimestre, para mais de 39.582 milhões de meticais (527,2 milhões de euros), segundo dados do Ministério das Finanças.

De acordo com informação sobre a evolução da dívida pública de Abril a Junho de 2025, o aumento é explicado, essencialmente, pela “aquisição de um novo financiamento” pela empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), de 36 milhões de dólares.

Na componente da dívida emitida internamente, o relatório refere igualmente que a empresa CFM viu o saldo do endividamento aumentar em 504,6 milhões de meticais (6,7 milhões de euros), face ao final do primeiro trimestre, para 7.171 milhões de meticais, neste caso “devido à contratação de novo financiamento para cofinanciar a expansão do Terminal de Combustíveis em Pemba”, na província de Cabo Delgado.

Globalmente, fiz a Lusa, o endividamento externo do SEE moçambicano cresceu 14,5% no segundo trimestre, para pouco mais de 292 milhões de dólares, enquanto o recurso à dívida interna pelas empresas públicas e participadas pelo Estado aumentou 1,34%, para um volume total de 20.900 milhões de meticais (278,5 milhões de euros) até final de Junho, segundo os dados do Ministério das Finanças.

Mais Artigos