Mariusz Krzysztof Dowbor nasceu em Varsóvia, na Polónia, no dia 8 de Dezembro de 1937. Realizou parte da sua formação no Liceu Pasteur, em Paris, e concluiu em 1969 o mestrado em Engenharia Química na Escola Politécnica de Varsóvia.
Em 1971 casou-se com Krystyna Dowbor, com quem teve três filhos: Tomasz, Wojciech e Monika.
Durante a década de 1970 participou de um projecto de cooperação militar entre a República da Polónia e a República de Angola, ocasião que o ajudou a estabelecer vínculos com membros do MPLA e desenvolveu relações de amizade no país.
Mais tarde, colaborou na criação da Associação dos Amigos da Polónia e Angola, em Luanda.
Na década de 1980, fundou na Polónia a empresa Domar, dedicada à produção de sistemas de conexão eléctrica.
A partir de 1990, acompanhou os filhos na mudança para Angola, onde esteve ligado à criação da Poltec Investimentos, empresa do sector da construção civil que deu origem ao actual Grupo Boavida.
Dowbor aposentou-se em 2002, passando a dedicar mais tempo à família e mantendo uma presença frequente em Angola, país com o qual manteve laços até ao fim da sua vida.
Faleceu em 2022, após uma doença prolongada. Em depoimento concedido ao portal da matéria, Suzete Antão, actual Directora da Fundação Mariusz Dowbor, recordou que Mariusz Dowbor “se destacava pela simplicidade e por valores como a solidariedade, fraternidade e igualdade”.
Após a sua morte, os filhos Tomasz e Wojciech assumiram a liderança do Grupo Boavida. Em sua memória, foi criado o Centro Médico Mariusz Dowbor, destinado ao atendimento de funcionários do grupo e os seus familiares.
A 8 de Dezembro de 2024, foi lançada a Fundação Mariusz Dowbor, com o objectivo de dar continuidade às acções de carácter social e filantrópico associadas ao seu nome.





