Economia cabo-verdiana cresce 5,1% em 2023

A economia cabo-verdiana cresceu 5,1% em 2023, menos 12,3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta Terça-feira pelo banco central. No Relatório do Estado da Economia, o Banco de Cabo Verde (BCV) constatou que o contexto externo da economia no país foi “menos favorável” no ano passado, tendo…
ebenhack/AP
Produto Interno Bruto [PIB] nacional em volume registou um crescimento em 2023 de 5,1 por cento, mais consentâneo com o potencial de crescimento, diz BCV.
Economia

A economia cabo-verdiana cresceu 5,1% em 2023, menos 12,3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta Terça-feira pelo banco central.

No Relatório do Estado da Economia, o Banco de Cabo Verde (BCV) constatou que o contexto externo da economia no país foi “menos favorável” no ano passado, tendo sido “marcado pelo abrandamento da atividade económica mundial e dos principais parceiros económicos”.

“O Produto Interno Bruto [PIB] nacional em volume registou um crescimento em 2023 de 5,1 por cento, mais consentâneo com o potencial de crescimento”, frisou o BCV.

Em maio, primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse que o Governo quer aumentar o potencial de crescimento económico do país para além dos actuais 5%.

Depois da forte contração económica de 20,8% em 2020, devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, o país cresceu 7% em 2021 e 17,4% em 2022, de acordo com os dados do banco central.

Para este ano, diz a Lusa, o BCV prevê um crescimento da economia do arquipélago de 5%, enquanto o Governo prevê que seja de 4,7%, mesmo valor projectado pelo Fundo Monetário Internacional.

Mais Artigos