O Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano cresceu 5,5% em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), revendo em alta de 0,4 pontos percentuais o valor do crescimento económico do último ano.
“De acordo com a política de revisão das contas trimestrais, após a publicação dos resultados definitivos das contas anuais de 2022, as estimativas (…) foram revistas. Assim, a taxa de variação prevista para o ano 2023 passou de 5,1% para 5,5%”, explicou o INE.
O número que passa a retratar oficialmente o crescimento da economia do arquipélago em 2023 poderá ainda ser actualizado depois da publicação das contas anuais (definitivas), o que deverá acontecer durante 2025.
O incremento na economia, no último ano, ficou a dever-se fundamentalmente aos setores de informação e comunicação, alojamento e restauração e serviços prestados às empresas.
O consumo, segundo a Lusa, cresceu (5,7%), enquanto o investimento recuou (-12,9%) e, na balança comercial, as exportações recuaram -6,1%, assim como as importações (-8,7%).