A economia moçambicana cresceu 3,6% no terceiro trimestre, um abrandamento face aos trimestres anteriores, anunciou o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique.
“No terceiro trimestre de 2022, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abrandou para 3,6%, a refletir o fraco desempenho do sector secundário”, lê-se no comunicado da reunião do órgão. Segundo a Lusa, a taxa de crescimento tinha sido de 4,14% no primeiro trimestre, subindo depois para 4,59% no segundo.
As previsões de crescimento económico para 2023 foram “ligeiramente revistas em baixa”, anunciou o CPMO, mas sem avançar números.
Para o médio prazo, antevê-se um ligeiro abrandamento da expansão da actividade económica, em face da potencial redução da procura externa e das condições financeiras restritivas, incluindo acrescidas dificuldades no acesso aos mercados financeiros internacionais.
“Entretanto, a nível interno, a implementação dos projectos energéticos continuará a favorecer o crescimento económico”, refere o comunicado do Banco de Moçambique.
A economia moçambicana cresceu 2,16% em 2021 e para 2022 o Governo apontou como meta uma subida do PIB de 2,9%, prevista no Plano Económico e Social e no Orçamento do Estado aprovado pelo Parlamento.




