As próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau foram reagendadas para o dia 4 de Junho de 2023, de acordo com uma nota informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência do país.
O documento adianta que a decisão do chefe de estado bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, foi tomada “após a audição do Governo, dos Partidos Políticos e da Comissão Nacional das Eleições, nos termos do nº 1 do artigo 3º da Lei nº 10/2013 de 25 de setembro”.
“É fixada a data de 4 de Junho de 2023 para a realização das Eleições Legislativas”, determina a nota consultada pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Depois da dissolução da Assembleia Nacional Popular através de um decreto presidencial, o pleito estava agendado para 18 de Dezembro deste ano, entretanto, a nota da Presidência da República indica que “por razões técnicas não vão poder ser realizadas na data anteriormente prevista”.
O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral iniciou no dia 10 deste mês, o recenseamento eleitoral dos cidadãos guineenses a partir dos 18 anos para a escolha no próximo ano do novo parlamento da Guiné-Bissau.