Elon Musk faz história ao alcançar uma fortuna acima dos 600 mil milhões USD

Elon Musk deu mais um passo decisivo rumo a um feito sem precedentes na história da riqueza global: tornar-se o primeiro trilionário em dólares. No início deste mês, a SpaceX, empresa aeroespacial fundada e controlada por Musk, avançou com uma oferta de recompra de acções que avaliou a companhia em cerca de 800 mil milhões…
ebenhack/AP
A duplicação da avaliação da SpaceX nos 800 mil milhões de dólares empurrou Musk para um território financeiro nunca antes alcançado por um indivíduo, aproximando-o do estatuto de trilionário.
Negócios

Elon Musk deu mais um passo decisivo rumo a um feito sem precedentes na história da riqueza global: tornar-se o primeiro trilionário em dólares. No início deste mês, a SpaceX, empresa aeroespacial fundada e controlada por Musk, avançou com uma oferta de recompra de acções que avaliou a companhia em cerca de 800 mil milhões de dólares, praticamente o dobro dos 400 mil milhões registados em Agosto, segundo dois investidores ouvidos pela Forbes.

A reavaliação teve impacto imediato no património pessoal de Musk. Detentor de aproximadamente 42% da SpaceX, o empresário viu a sua fortuna crescer em cerca de 168 mil milhões de dólares, elevando o seu património líquido estimado para 677 mil milhões de dólares. Com este salto, Musk tornou-se a primeira pessoa da história a ultrapassar a fasquia dos 600 mil milhões de dólares, um patamar que até há poucos anos parecia inalcançável e muito acima do anterior recorde de 500 mil milhões.

A operação ocorre num momento estratégico para a SpaceX, que prepara uma eventual entrada em bolsa em 2026. Segundo um dos investidores, um IPO poderá avaliar a empresa em cerca de 1,5 biliões de dólares, consolidando-a como a mais valiosa empresa privada do mundo.

Tanto a recompra de acções como os planos de abertura de capital já haviam sido noticiados por diversos meios internacionais. Contactados, representantes de Musk e da SpaceX optaram por não comentar.

Mesmo sem a concretização de um IPO nessa dimensão — cenário que, por si só, colocaria Musk no clube dos trilionários —, a sua participação na SpaceX já é, de longe, o activo mais valioso do seu portefólio. A fatia do empresário na empresa espacial é estimada em 336 mil milhões de dólares, superando largamente a sua posição na Tesla. Na fabricante de veículos eléctricos, Musk detém cerca de 12% do capital, avaliados em 197 mil milhões de dólares, excluindo opções de acções associadas ao controverso pacote de remuneração por desempenho aprovado em 2018.

Esse pacote, entretanto, foi parcialmente anulado por uma decisão judicial no Estado de Delaware, em Janeiro de 2024. A Forbes aplica actualmente um desconto prudencial de 50% sobre o valor dessas opções, estimando-as em 69 mil milhões de dólares, enquanto aguarda o desfecho do recurso interposto por Musk junto da Suprema Corte de Delaware.

Ainda assim, a Tesla poderá oferecer uma rota alternativa para que o empresário alcance o estatuto de trilionário. Em Novembro, os accionistas aprovaram um novo pacote de incentivos que poderá atribuir a Musk até um bilião de dólares adicionais em acções, caso a empresa cumpra metas de desempenho extremamente ambiciosas, apelidadas internamente de “Mars shot”, que incluem multiplicar o valor de mercado da Tesla por mais de oito vezes ao longo da próxima década.

A estes activos soma-se a xAI Holdings, mais uma aposta de Musk no futuro tecnológico. A empresa, resultante da fusão entre a startup de inteligência artificial xAI e a plataforma X (antigo Twitter), estará em negociações para uma nova ronda de financiamento que poderá avaliá-la em cerca de 230 mil milhões de dólares. A Forbes estima que Musk detenha aproximadamente 53% da companhia, participação actualmente avaliada em cerca de 60 mil milhões.

Uma trajectória sem precedentes

A ascensão de Musk é tão rápida quanto singular. Em Março de 2020, a sua fortuna era de apenas 24,6 mil milhões de dólares. A valorização meteórica da Tesla levou-o a ultrapassar a marca dos 100 mil milhões ainda nesse ano.

Em Janeiro de 2021, tornou-se, pela primeira vez, o homem mais rico do mundo. Desde então, a sua trajectória tem sido marcada por sucessivos recordes: 200 mil milhões em Setembro de 2021, 300 mil milhões em Novembro do mesmo ano, 400 mil milhões em Dezembro de 2024 e 500 mil milhões em Outubro último.

Actualmente, Musk encontra-se mais próximo de atingir o patamar simbólico de um trilião de dólares do que de perder o título de pessoa mais rica do mundo. A diferença de 425 mil milhões face ao segundo colocado, Larry Page, cofundador da Google, ilustra a magnitude do seu avanço. E, estando a apenas 23 mil milhões de dólares de alcançar os 700 mil milhões, o próximo marco poderá estar mais perto do que o mercado imagina.

Mais Artigos