Em primeira mão: Angola poderá receber campeonato de barcos eléctricos em 2026

Angola poderá tornar-se palco, em 2026, da E1 Series, o campeonato mundial de barcos eléctricos que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e turismo desportivo. O interesse foi manifestado pelo criador da competição, Alejandro Agag, durante encontro com o ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, à margem da estreia africana da modalidade em Lagos, Nigéria.…
ebenhack/AP
O ministro do Turismo de Angola, Márcio Daniel, esteve na estreia africana da competição de barcos eléctricos em Lagos e abriu caminho para trazer o evento ao país, depois de um encontro com o criador da E1 Series, que manifestou interesse.
Life

Angola poderá tornar-se palco, em 2026, da E1 Series, o campeonato mundial de barcos eléctricos que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e turismo desportivo. O interesse foi manifestado pelo criador da competição, Alejandro Agag, durante encontro com o ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, à margem da estreia africana da modalidade em Lagos, Nigéria.

Lançada em 2023, a E1 Series já passou por cidades como Jeddah, Doha, Dubrovnik e Mónaco, tendo Lagos acolhido nos dias 4 e 5 de Outubro a primeira corrida em território africano. A escolha da Nigéria evidencia o potencial do continente como destino para novos formatos de entretenimento global e turismo sustentável.

O evento reuniu figuras internacionais, entre elas Didier Drogba – embaixador da iniciativa na Nigéria e proprietário de uma das oito equipas em competição – e o músico Wyclef Jean, além de empresários e atletas. A diversidade de presenças reforça o alcance mediático da competição e o seu valor como plataforma de promoção turística.

Angola na rota do turismo desportivo sustentável. (Foto: CEDIDA)

A possibilidade de Angola vir a receber a E1 Series em 2026 enquadra-se na estratégia do Ministério do Turismo (MINTUR) de diversificar a oferta e posicionar o país como destino de eventos internacionais de grande escala.

O turismo de eventos desportivos tem vindo a afirmar-se e é hoje considerado uma alavanca estratégica para o desenvolvimento turístico sustentável, ao combinar entretenimento, valorização ambiental e dinamização económica.

A aposta em iniciativas desta natureza pode reforçar a atractividade de Angola, ampliar a sua exposição internacional e criar novas oportunidades de investimento no sector.

Mais Artigos