“Cabo Verde, do Coração” é a nova assinatura do turismo de Cabo Verde e que foi apresentada na Cidade Velha, cidade Património Mundial da Unesco.
Segundo o Governo de Cabo Verde, representado no evento de lançamento através do Primeiro Ministro Ulisses Correia e Silva e do Ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, “a nova marca turística do destino Cabo Verde é a identidade que capta a diversidade das ilhas e promove o país como destino turístico, simbolizando a morabeza, a origem, a história, a cultura e autenticidade do povo cabo-verdiano”.
A nova marca tem como embaixador o músico e compositor Dino d’Santiago que é a personalidade que protagoniza a campanha e que foi escolhida, tendo em conta os valores subjacentes à mesma.
“O Dino d’Santiago incorpora nele todos os conceitos associados à nova marca, desde logo a autenticidade, o amor a Cabo Verde, a morabeza”, afirmou Humberto Lélis, presidente do Instituto do Turismo.
A identidade criada após um longo processo de pesquisa e consultoria pretende dar a conhecer ao mundo um Cabo Verde, de destinos e experiências diversas e de um turismo ambientalmente sustentável e em comunhão com as comunidades locais.
A promoção de Cabo Verde é um dos cinco eixos inscritos no Programa Operacional do Turismo (POT) 2022-2026 e que tem como metas a diversificação da oferta turística, a aposta na sustentabilidade e envolvimento das comunidades locais na cadeia de valor do turismo, o investimento na melhoria da governança e da qualificação profissional do setor.
O POT tem um pacote financeiro de 200 milhões de euros para 4 anos, tendo uma boa parte desse valor já sido mobilizado através do Banco Mundial e do Fundo do Turismo.