Elpídio Neto foi nomeado Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco Millennium Atlântico, apurou a Forbes África Lusófona em primeira mão. O novo líder do Atlântico sucede a António Assis de Almeida, trazendo para a função um profundo conhecimento do banco e do sector financeiro nacional.
Quadro do banco há mais de 12 anos, Elpídio Neto já integrava o Conselho de Administração. Na qualidade de vogal, presidia a Comissão de Ética, Deontologia e Governo Societário e era também membro da Comissão de Auditoria e Controlo Interno da instituição.
Ao longo da sua trajectória no banco, desempenhou funções de elevada responsabilidade, como as de Director do Gabinete de Apoio ao PCA, Director do Gabinete de Governo Societário e Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Foi também uma peça-chave no processo de fusão de 2016, tendo coordenado a equipa encarregue dos procedimentos jurídico-legais da operação que deu origem ao Banco Millennium Atlântico.
Com formação em Direito pela Universidade Católica de Angola e um curso executivo em Liderança e Gestão Empresarial pela Harvard Business School (EUA), Elpídio Neto tem uma carreira marcada pela transversalidade entre o sector financeiro e a indústria petrolífera. Prestou assessoria jurídica em negociações de contratos de partilha de produção, transações de compra e venda de participações sociais, due diligences e operações de banca de investimento. Foi também Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fortaleza Seguros.
A nomeação de Elpídio Neto ocorre num momento em que o banco aprofunda o seu compromisso com as boas práticas de governação. António Almeida Assis, accionista de referência do Atlântico, manter-se-á com responsabilidade de acompanhamento e supervisão, reforçando o modelo de gestão partilhada e transparente, em linha com as melhores práticas internacionais.