A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) anuncia leilão online de pedras especiais organizado, em colaboração com a empresa Trans Atlantic Gem Sales em Luanda.
As sessões de visualização, segundo uma nota, irão decorrer de 30 de Setembro a 07 de Outubro de 2025, nos escritórios sede da SODIAM em Luanda, e o processo de licitação que será feito de forma electrónica, apenas, encerra a 08 de Outubro, às 10:00 horas locais.
Trata-se de um leilão direccionado à clientes registados na base de dados da SODIAM, que tenham expertise na comercialização de pedras especiais, sendo que os lotes irão incluir um total de 36 pedras especiais, com peso igual ou superior a 10,80 quilates, sendo 18 pedras da produção do Catoca, 6 pedras da produção do Kaixepa, 5 pedras da produção do Lulo, três pedras da produção do Chitotolo, duas pedras da produção do Somiluana, uma pedra da produção do Calonda e uma pedra da produção do mussende.
“Um pacote de participação detalhado será fornecido atempadamente aos participantes convidados. Este é o décimo quinto leilão de diamantes brutos organizado pela SODIAM, desde 2019, tendo o último sido realizado em Junho do corrente ano”, lê-se na nota.
Em 2024, a SODIAM exportou cerca de 10,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 1,48 mil milhões dólares, correspondendo a um preço médio de 145 dólares por quilate, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.