O Iº Encontro de Empresariado Afrodescendente na Europa, realizado em Lisboa, reuniu diversas figuras proeminentes para discutir investimentos, desenvolvimento sustentável e o papel da diáspora africana no progresso económico em Cabo Verde.
Márcia Teixeira, Administradora Executiva da Bolsa de Valores de Cabo Verde, destacou durante a sua intervenção, a importância do investimento familiar e das obrigações sustentáveis.
“Estamos aqui para mostrar que cada família na diáspora pode contribuir de diversas maneiras. As obrigações têm apresentado um retorno satisfatório, com dividendos a uma taxa de 17%,” afirmou. Márcia Teixeira enfatizou ainda a necessidade de um desenvolvimento sustentável e o papel da Bolsa de Valores nesse processo, promovendo investimentos verdes e títulos sustentáveis.
“A importância das remessas da diáspora no desenvolvimento do país e incentivou os emigrantes a investirem em projectos que gerem retornos superiores aos tradicionais, contribuindo assim para a comunidade”, disse.
Para José Lopes, Country Manager da EasyJet Portugal sublinhou na sua intervenção os desafios e oportunidades do sector da aviação em Cabo Verde. José Lopes mencionou os esforços da EasyJet em estabelecer rotas regulares para a África Subsariana, sublinhando a importância de parcerias e da adaptação às necessidades dos clientes. “Temos confiança no mercado e acreditamos que os nossos investimentos trarão resultados positivos,” disse Lopes, enfatizando o potencial de crescimento do sector de aviação e a importância de continuar a explorar novas oportunidades.
Eugénio Moedas, PCA da PROCAPITAL destacou o papel da PROCAPITAL em fornecer assistência técnica e cultural aos investidores. “Estamos a ajudar empresas e investidores a navegar pelas complexidades económicas e burocráticas,” explicou Moedas. Sublinhando a importância de parcerias institucionais e do apoio a projectos viáveis, destacando a necessidade de um ambiente de investimento seguro e eficiente. Moedas referiu-se ainda aos incentivos disponíveis para os emigrantes que desejam investir no sector imobiliário, realçando a necessidade de se rentabilizar investimentos de forma eficaz.
O encontro foi marcado por debates intensos e pela troca de experiências entre os participantes, que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a criação de condições favoráveis para investimentos. Os intervenientes apelaram à diáspora africana para que continue a investir nos seus países de origem, promovendo o crescimento económico e social.