O Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, recebeu em audiência, recentemnente, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, os coordenadores da plataforma digital CaboWork, Martina Dehner e Nicolas Gassner, com os quais abordou a transformação digital.
O governante caboverdiano referiu, no encontro, que o projecto levado a cabo pelos dois “nómadas digitais alemãs”, através da empresa de Turismo Sustentável Reiseträume Kapverden GmbH, está “alinhado com os objetivos do Governo de Cabo Verde para atrair o nomadismo digital”.
Pedro Lopes mostrou-se entusiasmado com o projecto e sublinhou que o Governo do arquipélago tem apostado na melhoria de condições para atracção dos “nómadas digitais”, primando por uma melhor conectividade, facilitação do acesso aos vistos, treinamento e formação para jovens cabo-verdianos em codificação e outras áreas dentro das Tecnologias de Informação e Comunicação.
A promoção do Programa de Remote Working, implementado em parceria com o Ministério do Turismo e Transportes, está também entre as tarefas do Executivo neste capítulo.
Por sua vez, o director-geral das Telecomunicações e Economia Digital de Cabo Verde, Milton Cabral, que também esteve no encontro, considerou que a criação de conteúdos pode ser o melhor caminho a seguir, assim como conectar-se com outras iniciativas locais importantes, como é o caso de Cabo Verde Digital. Para Cabral, a plataforma CaboWork “pode agregar mais valor à conectividade digital de Cabo Verde com o Mundo”.
Realizada à margem do Fórum de Investimentos de Cabo Verde, que decorreu de 16 a 17 de junho, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, a audiência que o Secretário de Estado concedeu aos empresários alemãs, contou ainda com a presença do Vice-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Olavo Correia.
Manuel Camalata