Cabo Verde: energias renováveis nas pescas

“Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Sector Marítimo, através da Inovação em Tecnologias Limpas” é o nome do projeto apresentado pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde Alexandre Monteiro que pretende promover a utilização de energias limpas no setor da pesca. Para tal serão criados incentivos para que as comunidades pesqueiras, nomeadamente…
ebenhack/AP
O Governo apresentou o projeto de Mobilidade Elétrica no setor marítimo, com o objetivo de promover a utilização de motores movidos a energias renováveis nos botes de pesca.
Economia

“Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Sector Marítimo, através da Inovação em Tecnologias Limpas” é o nome do projeto apresentado pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde Alexandre Monteiro que pretende promover a utilização de energias limpas no setor da pesca.

Para tal serão criados incentivos para que as comunidades pesqueiras, nomeadamente os proprietários de embarcações de pesca adquiram motores movidos a energia solar ou elétrica. A iniciativa terá um investimento de arranque de três milhões de dólares e vai, numa primeira fase, ser implementada em localidades piloto.

O projeto contempla também a montagem de postos de carregamento e painéis solares nas zonas piscatórias.

“A mobilidade elétrica no mar é uma peça crucial do quebra-cabeça da transição energética”, afirmou em conferência de imprensa Alexandre Monteiro, admitindo também que este projeto “posiciona Cabo Verde como pioneiro na adoção da mobilidade elétrica no setor marítimo”.

O governante recordou as metas traçadas pelo Governo para a transição energética, nomeadamente a ambição de atingir 50% de penetração de energias renováveis até 2030 e estar próximo dos 100% até 2040.

Também para a mobilidade elétrica, Cabo Verde quer ser um exemplo a nível mundial, com a ambição de fazer a substituição integral dos veículos movidos a motores a combustão por veículos elétricos até 2050.

Mais Artigos