O angolano José Quintino, profissional de tecnologias de informação, recebeu, há dias, o prémio de Profissional Mais Valioso (MVP) da Microsoft, uma distinção dedicada aos especialistas em tecnologia que partilham com as comunidades os seus conhecimentos em produtos e serviços Microsoft.
De acordo com a lista de MVPs da Microsoft referente a Angola, José Quintino é o primeiro e o único angolano a alcançar este feito.
Para o profissional angolano, a distinção da Microsoft é fruto do seu trabalho em prol da comunidade, o que envolve a partilha de conhecimento e interacção com comunidades de outros países para a troca de experiências e intercâmbio das tecnologias Microsoft em particular.
Segundo a Microsoft, este tipo de reconhecimento baseia-se na partilha de conhecimento por via de palestras, publicações em media sociais, redacção de livros e ajuda a outras pessoas em comunidades online. O forte de José Quintino tem sido a redacção de artigos técnicos, formações e mentorias, e a realização de lives.
“Tenho ajudado a expandir o conhecimento sobre serviços ou produtos Microsoft, escrevendo artigos técnicos no meu blogue, fazendo lives técnicas no canal da comunidade que eu criei (Data & Azure Community Luanda), convidando integrantes de outras comunidades como Brasil, Portugal, Espanha, Holanda, entre outras”, afirma.
José Quintino, que actua como arquitecto de soluções em Microsoft Cloud Azure e instrutor certificado Microsoft e, desde 9 de Janeiro, como MVP, considera o título “uma grande honra e privilégio” para si.
“Trabalho com plataformas Microsoft desde o início da minha carreira. O título de MVP significa uma grande honra e privilégio para mim, por fazer parte de um grupo de profissionais de excelência”, revelou, em entrevista ao Portal de T.I.
Questionado sobre as dificuldades que terá enfrentando no percurso que o levou à distinção, o técnico disse acreditar que “quando fazemos as coisas que gostamos, com zelo e dedicação, raramente encontramos dificuldades”.