Estudo Superbrands revela as marcas mais relevantes aos consumidores angolanos

Água pura, Coca-cola e Samsung estão entre as marcas mais referidas pelo consumidor angolano, segundo o mais recente Estudo ao Consumidor Superbrands, apresentado nesta Terça-feira, 10, em Luanda. O estudo realizado entre 14 e 24 de Fevereiro deste ano, com uma amostra de homens e mulheres com idades igual ou superior a 15 anos, num…
ebenhack/AP
Água Pura, Coca-cola e Samsung são segundo o recente estudo Superbrands as marcas mais relevantes para os consumidores angolanos inqueridos no estudo realizado na capital angolana.
Economia

Água pura, Coca-cola e Samsung estão entre as marcas mais referidas pelo consumidor angolano, segundo o mais recente Estudo ao Consumidor Superbrands, apresentado nesta Terça-feira, 10, em Luanda.

O estudo realizado entre 14 e 24 de Fevereiro deste ano, com uma amostra de homens e mulheres com idades igual ou superior a 15 anos, num total de 18 pontos amostrais da capital angolana, destaca ainda que entre as 20 marcas referenciadas pelos consumidores, estão em evidência quatro angolanas, designadamente a Água Pura, Cuca, Tio Lucas e Dona Xepa, entre uma série de outras marcas multinacionais.

O estudo destaca ainda que cerca de 75% das marcas referenciadas no Top 20+ das mais destacadas, se distribuem essencialmente por três principais sectores de actividade: bebidas, automóvel e tecnologia.

Peso Por Sectores Referenciados

Fonte: Estudo ao Consumidor Superbrands

Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands, considera que “esta variação” poderá estar “intimamente ligada” à presença da marca na vida das pessoas e na visão – que cada vez mais os negócios terão de ter – para construir uma marca e a relação com o consumidor, não basta apenas vender ou ter sucesso comercial. “É preciso entrar na sua cabeça e no coração das populações, para que se estabeleça uma relação duradoura”, sugere.

Por outro lado, referiu que não se verificou grande variação por faixas etárias, quer nas marcas, quer nos sectores mencionados, o que demonstra alguma normalização do mercado, um factor diferente da generalidade dos mercados analisados pela Superbrands.

Falando a parte à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o Senior Partner da Superbrands considerou que o estudo apresentado terá um impacto positivo, quer na compreensão da nova dinâmica do mercado, como no posicionamento das empresa, “que em boa parte precisam perceber que dinamizar a marca não significa só vender produtos, mas sim entrar na cabeça das pessoas”.

Ao total foram realizadas 1.015 entrevistas válidas, com margem de erro de mais ou menos 3,1%, para um intervalo de confiança de 95%.

O Estudo ao Consumidor Superbrands foi desenvolvido pela KEYRESEARCH, uma consultora internacional especializada em Market Inteligence, e tem por objectivo principal perceber a forma como cada um dos consumidores encara as marcas que lhe são mais relevantes e as que se encontram no seu top of mind, independentemente da razão que as torna relevantes.

Mais Artigos