A empresa angolana petrolífera Etu Energias concluiu quase 1 bilião de dólares em transações de fusões e aquisições, nos últimos três anos, reflectindo o esforço para expandir o seu portfólio no país.
A informação foi avançada nesta Quarta-feira, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração da Etu Energias, Edson dos Santos, que intervinha no palco da Conferência e Exposição Angola Oil e Gas, ressaltando que, com os parceiros certos, a empresa continua a buscar novos negócios.
“Com o objectivo de aumentar a produção de petróleo para 80 mil barris por dia até 2030, a Etu Energias lidera uma ambiciosa estratégia de exploração e produção de petróleo para extrair maior valor dos recursos. Estão em curso oito projectos de exploração, 10 de desenvolvimento e sete de redesenvolvimento”, assegurou.
No alto mar, de acordo com Edson dos Santos, a empresa iniciou as actividades de perfuração no Bloco 2/05 em Julho deste ano. O programa de trabalho inclui três poços de desenvolvimento, um poço de exploração cinco intervenções técnicas em poços existentes.
A Etu Energias planea concluir os estudos de exploração do bloco em 2025, com perfuração prevista para 2025/2026.
No entanto, para apoiar tais actividades, a empresa petrolífera também planea realizar uma Oferta Pública Inicial (IPO) em 2026. A listagem visa captar novos recursos para apoiar projectos de exploração e produção.