A Etu Energias, empresa privada 100% angolana de petróleo e gás, prevê atingir um resultado líquido de 800 milhões de dólares, nos próximos cinco anos, avançou esta Quinta-feira, 24, em Luanda, o presidente do conselho de administração, Edson dos Santos.
“A nossa meta é muito sustentada pela produção. Então, vários projectos irão contribuir para alcançarmos este lucro. Há pressupostos que nós não controlamos e o maior deles é o preço do petróleo, o que tentamos fazer é ter bastante rigor e selectividade na avaliação dos activos e projectos onde investimos”, justificou o responsável, ao apresentar os resultados referentes ao ano de 2024, durante a 4ª edição do Café com os Medias.
O PCA referiu que a empresa tem como visão alcançar uma produção de um total de 80 mil barris de petróleo por dia, igualmente, nos próximos cinco anos.
“Em 2020, a nossa produção era próxima de 4 mil barris por dia. Fechamos agora o ano de 2024 com uma produção de 22 mil barris por dia, um crescimento significativo e fantástico”, disse.
Edson dos Santos afirmou que a empresa não está satisfeita com esse resultado, tendo em conta que pretende continuar a crescer e ser um símbolo de Angola.
“Produção só não chega para nós, essa produção tem que ser lucrativa. Daí o foco na rentabilidade. A Etu Energias é hoje a maior empresa privada do sector energético angolano”, assegurou.
Recorde-se que, recentemente, o PCA da Etu Energias avançou à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA que a empresa fechou o ano de 2024 com um resultado líquido de 215 milhões de dólares e aumentou o portfólio de activos,
“Achamos que este é mais um passo da nossa visão de crescimento. Aumentamos o nosso portfólio de activos, porque hoje operamos próximo de sete blocos petrolífero”, sublinhou Edson dos Santos, considerando 2024 como o maior ano da história da empresa.
Reafirmou ainda que a Etu Energias quer crescer no país, expandindo o negócio de distribuição e alcançar um total de 40 postos de abastecimento, nos próximos quatro anos.