O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado junto com sua esposa em um ataque dos Estados Unidos ao país neste Sábado, segundo informou o Presidente norte-americano, Donald Trump.
Por meio da rede Truth Social, Trump refere que Maduro foi retirado do país por via aérea. Trump não deu mais detalhes sobre como Maduro teria sido capturado nem para onde foi levado.
Os Estados Unidos, segundo a BBC News Brasil, há muito acusam Nicolás Maduro de liderar uma organização internacional de tráfico de drogas — algo que Maduro nega. Após sua captura, Maduro foi indiciado nos Estados Unidos por “narcoterrorismo” e outras acusações.
Em resposta, o Governo venezuelano denunciou uma agressão militar dos Estados Unidos e pediu que Washington prove que o líder venezuelano está vivo.
Explosões foram ouvidas a partir das 02h00 de Sábado e fumaça pode ser vista subindo sobre a capital venezuelana, Caracas, na madrugada.
Trump diz que assistiu à captura de Maduro em tempo real
O ataque deste Sábado foi condenado por China, Irã, Rússia e boa parte dos líderes da América Latina, mas o Presidente argentino, Javier Milei, celebrou o “avanço da liberdade”.
Por sua vez, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o ataque é “inaceitável”, viola a soberania venezuelana e abre um “precedente perigoso”.
Na rede social Truth Social, Trump, afirmou que o país realizou um ataque de grande escala contra a Venezuela e que Maduro foi capturado, junto com sua esposa, e retirado do país por via aérea. Segundo Trump, a operação foi conduzida em conjunto com forças de segurança americanas.
Na colectiva de imprensa, o general Dan Caine, Presidente do Estado-Maior Conjunto americano, compartilhou detalhes do planeamento da operação que capturou Nicolás Maduro, apelidada de “Operação Resolução Absoluta”.
O militar afirmou que as forças armadas dos EUA mantiveram “totalmente o elemento surpresa”, desmantelando e desactivando os sistemas de defesa aérea venezuelanos.
Explicou que ao chegarem ao complexo onde Maduro estava, os helicópteros americanos “foram alvejados” e responderam com “força esmagadora”. Um helicóptero foi atingido, mas todas as aeronaves americanas conseguiram retornar à base.





