O Executivo angolano autorizou a despesa no valor global de 18,34 mil milhões de kwanzas para a aquisição de medicamentos e meios médicos destinados ao combate e controlo da tuberculose.
A decisão consta do Despacho Presidencial n.º 5/26, de 9 de Janeiro, que formaliza a abertura do Procedimento Dinâmico Electrónico para responder a necessidade urgente de se proceder à aquisição de medicamentos e meios médicos destinados ao Programa de Combate e Controlo da Tuberculose.
O Despacho delega à ministra da Saúde competência, com faculdade de subdelegação, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados, incluindo a celebração e assinatura do contrato.
A taxa de incidência de tuberculose registou uma redução de 226,6 por cento para 190,4, por cento, menos 36,2 por cento, comparativamente ao período de 2023 a 2024.
Os níveis de contagio da tuberculose na população jovem aumentou consideravelmente nos últimos anos. Entre os mais atingidos estão indivíduos dos 25 aos 34 anos de idade.




