Exportação de banana de Moçambique cai para 32,3 milhões USD

O volume de exportação de banana por Moçambique, um dos 30 maiores produtores mundiais, caiu em 2023 para 32,3 milhões de dólares, o valor mais baixo em mais de seis anos. De acordo com dados do Banco de Moçambique que detalham o volume das exportações do país, este desempenho compara com o volume de 41,4…
ebenhack/AP
Empresários moçambicanos alertaram para a possibilidade de escassez de produtos agrícolas no sul do país nas próximas semanas, devido às consequências das sucessivas inundações.
Economia Negócios

O volume de exportação de banana por Moçambique, um dos 30 maiores produtores mundiais, caiu em 2023 para 32,3 milhões de dólares, o valor mais baixo em mais de seis anos.

De acordo com dados do Banco de Moçambique que detalham o volume das exportações do país, este desempenho compara com o volume de 41,4 milhões de dólares em 2022, praticamente idêntico ao de 2021, enquanto em 2017 essa exportação rendeu 32,8 milhões de euros.

Os empresários moçambicanos alertaram para a possibilidade de escassez de produtos agrícolas no sul do país nas próximas semanas, devido às consequências das sucessivas inundações, admitindo por isso subida dos preços e apontando dificuldades no sector das bananas.

“Vamos tentar gerir da melhor forma junto do ministério e também das instituições que fazem a monitoria para que isso não aconteça. Mas sabem que é uma realidade e é difícil fugirmos àquilo que é a realidade.

“A escassez de produtos traz sempre esta situação”, afirmou recentemente, em conferência de imprensa, em Maputo, a vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), citada pela Lusa.

Mais Artigos