Exportação de diamantes em Angola cai 2,8% para 711,7 milhões USD no 1º semestre de 2023

Angola encaixou 711,7 milhões de dólares com as exportações de cerca de 4,6 milhões de quilates de diamantes, no primeiro semestre de 2023, registando um decréscimo de 2,8% face ao período homólogo. Os dados foram avançados nesta Sexta-feira, 25, pelo director Nacional dos Recursos Minerais angolano, Paulo Tanganha, durante o acto de apresentação das realizações…
ebenhack/AP
Os dados foram avançados pelo director Nacional dos Recursos Minerais angolano, Paulo Tanganha, durante a apresentação das realizações sobre a produção, comercialização e exportação de diamantes.
Economia Negócios

Angola encaixou 711,7 milhões de dólares com as exportações de cerca de 4,6 milhões de quilates de diamantes, no primeiro semestre de 2023, registando um decréscimo de 2,8% face ao período homólogo.

Os dados foram avançados nesta Sexta-feira, 25, pelo director Nacional dos Recursos Minerais angolano, Paulo Tanganha, durante o acto de apresentação das realizações sobre a produção, comercialização e exportação de diamantes, ocorrido no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

De acordo com Paulo Tanganha, os principais destinos das exportações dos diamantes angolanos continuam a ser os Emirados Árabes Unidos (65,6%) e a Bélgica (29%), no entanto, sendo que os restantes 5,4% foram para países diversos.

Entretanto, acrescentou, prespectiva-se, com a entrada em funcionamento da mina do Luaxi, na província angolana da Lunda Sul, que o sector cumpra com a meta de produção estabelecida para o ano de 2023, de cerca de 12,41 milhões de quilates.

“Durante o primeiro semestre do corrente ano, foram recuperados cerca de 4,9 mil quilates de diamantes provenientes maioritariamente da actividade de exploração industrial”, frisou o director Nacional dos Recursos Minerais.

Segundo Paulo Tanganha, comparativamente ao período homólogo de 2022, registou-se um decréscimo na quantidade de quilates recuperados de aproximadamente 3,9%, sendo a sociedade mineira do Catoca a que mais contribuiu na produção realizada durante o período em análise, com cerca de 67% da produção total.

“Neste período, Angola comercializou cerca de 2,9 milhões de quilates  de diamantes ao preço médio de 202,61 dólares norte-americanos por quilates, o que corresponde ao valor bruto de aproximadamente 594,17 milhões de dólares”, explicou o responsável.

Mais Artigos