As exportações dos países de língua portuguesa para a China aumentaram 11,2% em termos anuais sobretudo devido ao maior fornecedor lusófono do mercado chinês, o Brasil, cujas vendas cresceram 12,8%, para 48,8 mil milhões de dólares, um novo máximo para os primeiros cinco meses do ano.
As vendas de mercadorias de Angola para a China seguiram a linha e aumentaram 4,7% para 7,16 mil milhões de dólares, enquanto as exportações de Portugal subiram 10,7% para 1,24 mil milhões de dólares.
Uma evolução que levou ao melhor arranque de ano de sempre, ao atingir 58,4 mil milhões de dólares nos primeiros cinco meses de 2024, como chegou a noticiar a Lusa.
Este é o valor mais elevado para o período entre janeiro e maio desde que o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) começou a apresentar este tipo de dados dos Serviços de Alfândega da China, em 2013.