Exposição em Lisboa mostra a Cidade Velha de Cabo Verde que existe debaixo do chão 

O historiador Daniel Pereira acredita a Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, “está debaixo do chão”, onde vários monumentos estão a ser descobertos e a contar a história do berço da nação cabo-verdiana. “Grande parte dos monumentos da Cidade Velha antiga ainda se encontram debaixo do chão e estão a ser paulatinamente…
ebenhack/AP
“Grande parte dos monumentos da Cidade Velha antiga ainda se encontram debaixo do chão e estão a ser paulatinamente descobertos e trazidos à luz do dia”, disse o investigador cabo-verdiano.
Life

O historiador Daniel Pereira acredita a Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, “está debaixo do chão”, onde vários monumentos estão a ser descobertos e a contar a história do berço da nação cabo-verdiana.

“Grande parte dos monumentos da Cidade Velha antiga ainda se encontram debaixo do chão e estão a ser paulatinamente descobertos e trazidos à luz do dia”, disse o investigador cabo-verdiano, a propósito da inauguração da exposição “Cidade Velha – Berço da Nação Cabo-verdiana”, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

Daniel Pereira, autor do livro “Marcos cronológicos da Cidade Velha”, é curador desta exposição documental, enquadrada nas celebrações do 50.º aniversário da independência de Cabo Verde, que revela documentos e fotografias dos monumentos desta cidade, Património Mundial da UNESCO desde 2009.

“A Cidade Velha foi a primeira cidade que foi implantada na África Subsaariana por europeus, por portugueses. É o início daquilo que foi, ao longo do tempo, a construção da nação cabo-verdiana”, referiu Daniel Pereira, citado pela Lusa.

O investigador disse que a exposição  apresentada ao público, na presença do ministro da Cultura de Cabo Verde, é documental e conta com “livros que já foram escritos, projectos que já foram elaborados, sobretudo fotográficos”.

Mais Artigos