A ExxonMobil e a NBA Africa lançaram, recentemente, na cidade de Maputo, Moçambique, uma nova liga NBA Jr., que será operada pela Fundação Clarisse Machanguana (CMF), organização fundada pela ex-jogadora da WNBA e lenda do basquetebol moçambicano, Clarisse Machanguana, que capacita a juventude moçambicana através do desporto, educação e saúde.
Segundo um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a liga, que este ano irá abranger mais de 8000 estudantes, incluirá jogos da época regular até Agosto e culminará com os playoffs e as finais em Setembro.
A nova liga NBA Jr., que conta com 30 equipas masculinas e femininas para jovens com idades até aos 16 anos, iniciou há dias a sua época inaugural na Escola Portuguesa de Moçambique, com a presença de Machanguana e do campeão da NBA de 2009, Trevor Ariza.
“Este programa reunirá a paixão pelo desporto, promovendo simultaneamente a saúde e a importância da educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática para capacitar os nossos jovens”, reforçou.
Por sua vez, a antiga jogadora da WNBA, Clarisse Machanguana, explicou que este programa é uma oportunidade para criar campeões inspiradores e agentes de mudança com poderes para tomar decisões saudáveis e informadas.
Já o director de operações de basquetebol da NBA Africa, Franck Traore, sublinhou que esta nova liga NBA Jr. vai basear-se na orgulhosa tradição de basquetebol de Moçambique e tornar o jogo mais acessível aos jovens da comunidade local.
A Fundação Clarisse Machanguana (CMF) é uma organização moçambicana com estatuto de caridade 501(c)(3) sem fins lucrativos nos Estados Unidos da América. Procura criar e inspirar uma geração de mulheres líderes confiantes e capazes através da educação, do desporto e da comunidade.
A CMF trabalha em todo o país para criar programas educativos baseados no desporto para o desenvolvimento e liderança dos jovens, oferecendo-lhes um espaço seguro para brincar e aprender, desenvolver competências para a vida e participar em actividades saudáveis. Através da educação e do desporto, os jovens adquirem competências que lhes permitem fazer escolhas que os beneficiam a eles, às suas famílias e às suas comunidades.