FACUL e Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução celebram acordo

A FACUL – Centro Académico Digital, empresa de direito angolano, e a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE) de Portugal celebram, na passada Quarta-feira, em Luanda, um acordo de parceria que tem como objetivo a promoção conjunta de formações profissionais focadas nas temáticas do processo executivo, nos dois países, comprometendo-se ambas as instituições…
ebenhack/AP
Compromisso assumido entre a instituição angolana e portuguesa, esta semana, em Luanda, visa a promoção conjunta de formações profissionais focadas nas temáticas do processo executivo nos dois países.
Economia Life

A FACUL – Centro Académico Digital, empresa de direito angolano, e a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE) de Portugal celebram, na passada Quarta-feira, em Luanda, um acordo de parceria que tem como objetivo a promoção conjunta de formações profissionais focadas nas temáticas do processo executivo, nos dois países, comprometendo-se ambas as instituições em enriquecer o conhecimento e as práticas nesta área específica.

Segundo uma nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o acordo agora assinado surge depois de a FACUL ter já estabelecido “parcerias estratégicas” com outras instituições internacionais, desiganadamente o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a PUC-Rio do Brasil, o Projecto Quid Iuris de Moçambique, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“A manhã do dia 27 de Março de 2024 foi marcada por um avanço significativo no campo da educação e formação profissional. A FACUL – Centro Acadêmico Digital e a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução de Portugal uniram forças através de um acordo de parceria”, lê-se no comunicado.

A OSAE, conhecida pelo seu papel crucial no controlo do acesso e exercício das atividades profissionais dos solicitadores e agentes de execução em Portugal, através deste acordo, estende a colaboração e apoio à formação profissional em Angola, explica a nota. A instituição, que já conta com o Instituto Botto Machado, dedicado à formação prática, acrescenta o comunicado, “verá este acordo como uma oportunidade para ampliar as suas fronteiras educacionais e impactar positivamente o sistema judicial e de execução em ambos os países”.

A cerimónia de assinatura do pacto contou com a presença de figuras proeminentes de ambas as instituições. Pela FACUL, o acordo foi rubricado por Venceslau Andrade, presidente do conselho de administração, enquanto a OSAE foi representada por Paulo Teixeira, Bastonário da instituição.

O encontro, avançam, simboliza não apenas um passo em frente na colaboração acadêmica e profissional entre as duas nações, mas também reflete o compromisso contínuo de ambas as entidades em fomentar o desenvolvimento de competências profissionais essenciais.

“Este acordo promete ser um marco importante na história da educação profissional e jurídica entre Angola e Portugal, abrindo portas para futuras colaborações e intercâmbios acadêmicos e profissionais. Ambas as instituições expressaram optimismo quanto ao potencial de crescimento e desenvolvimento que esta parceria trará para os profissionais e estudantes ligados ao Direito e processo de execução, marcando assim um novo capítulo na educação jurídica transcontinental”, conclui o documento.

Há já quatro anos no mercado, a FACUL – Centro Académico Digital é uma empresa vocacionada ao ensino à distância, por meio plataformas tecnológicas, sendo que, para prover as melhores formações aos seus clientes, efectuou um conjunto de parcerias estratégicas com Universidades Internacionais de renome.

*Napiri Lufánia

Mais Artigos