Farol mais antigo de Cabo Verde é nova atracção para turistas

José Maria, turista espanhol de visita a Cabo Verde, nunca tinha visitado um farol, mas acabou por satisfazer essa curiosidade, na companhia da esposa, na cidade da Praia, fruto de um novo trabalho de requalificação patrimonial. “É a primeira vez que entro. Sou da costa, já vi faróis, mas nunca tinha subido a um. É…
ebenhack/AP
“Estavam muito degradados, apesar de estarem em funcionamento”, descreve Nireide Tavares, coordenadora do projecto no Instituto do Património Cultural (IPC), com apoio da Cooperação Espanhola.
Life

José Maria, turista espanhol de visita a Cabo Verde, nunca tinha visitado um farol, mas acabou por satisfazer essa curiosidade, na companhia da esposa, na cidade da Praia, fruto de um novo trabalho de requalificação patrimonial.

“É a primeira vez que entro. Sou da costa, já vi faróis, mas nunca tinha subido a um. É uma boa experiência: há boas vistas lá em cima e está muito bem cuidado”, descreveu, ao descer a torre do farol D. Maria Pia, o primeiro do arquipélago, construído há 144 anos.

Encontrou a sugestão na Internet como novo ponto de referência nos passeios pela capital, um local aberto a visitantes há poucas semanas, no âmbito do projecto de recuperação dos oito faróis históricos do arquipélago – os mais ocidentais de África, no meio do oceano Atlântico.

“Estavam muito degradados, apesar de estarem em funcionamento”, descreve Nireide Tavares, coordenadora do projecto no Instituto do Património Cultural (IPC), com apoio da Cooperação Espanhola.

O objectivo, diz a Lusa, é “recuperar os espaços e convertê-los em recursos turísticos e culturais, ou seja, não é só fazer manutenção, mas dar vida”.

Três dos faróis em locais mais acessíveis, além de terem sido requalificados, ganharam zonas interpretativas, espaços onde foram colocados painéis com notas explicativas, mapas, vídeos e até algumas peças antigas.

São os casos dos faróis de São José (ilha do Maio) e de Fontes Pereira de Melo (ilha de Santo Antão), além daquele que se ergue face à cidade da Praia.

Mais Artigos