Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde celebra uma década com um orçamento de 90.700 euros

O ministro da Cultura, Augusto Veiga anunciou que a 10.ª edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), em São Vicente, celebra este ano uma década e terá um orçamento maior que o habitual, de 90.700 euros. O valor é um “sinal de…
ebenhack/AP
“Esta décima edição é uma celebração da primeira década da existência da URDI, um evento que, ao longo deste período se distinguiu enquanto marca cultural e artística de Cabo Verde e se consolidou”, explicou o ministro da Cultura, Augusto Veiga.
Economia

O ministro da Cultura, Augusto Veiga anunciou que a 10.ª edição da Feira do Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), em São Vicente, celebra este ano uma década e terá um orçamento maior que o habitual, de 90.700 euros.

O valor é um “sinal de esperança e de retoma”, referiu o ministro da Cultura, Augusto Veiga.

“Esta décima edição é uma celebração da primeira década da existência da URDI, um evento que, ao longo deste período se distinguiu enquanto marca cultural e artística de Cabo Verde e se consolidou”, explicou o governante.

Segundo Veiga, o evento já faz parte do panorama artístico e cultural da cidade do Mindelo e é aguardado todos os anos com muita expectativa, não só pelos artesãos e demais criativos e, acima de tudo, pela população que já conta com a URDI anualmente no mês de Novembro.

Mas “o artesanato tem muito potencial económico e criativo”, frisou Augusto Veiga, reafirmando o propósito do Governo e do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) de apoiarem os artesãos.

O certame, também conhecido como Urdi, já faz parte do calendário anual da ilha, decorrendo, este ano, de 26 a 30 de Novembro, apesar dos constrangimentos vividos em São Vicente após a tempestade Erin, que em Agosto provocou nove mortos e destruição de várias zonas da cidade.

A programação, diz a Lusa, inclui uma residência criativa na ilha de Santo Antão, enquanto o certame vai decorrer, como habitual, na Praça Amílcar Cabral, junto às instalações do CNAD – incluindo secções como o “URDI Júnior”, o salão “Created in Cabo Verde” e concertos.

Mais Artigos