Feira do livro regressa a Cabo verde com ‘empurrão’ de Portugal

Após mais de uma década, e no âmbito das comemorações dos 50 anos do "25 de Abril", Cabo Verde retoma, no próximo dia 26 do mês em curso, a principal feira do livro do país, uma iniciativa que conta com um financiamento de 100 mil euros da Cooperação Portuguesa, segundo anunciou a organização. A feira está…
ebenhack/AP
Evento está de regresso, mais de dez anos depois, e decorrerá de 26 deste mês a 05 de Maio próximo, na cidade da Praia, no âmbito das comemorações dos 50 anos do "25 de Abril".
Life

Após mais de uma década, e no âmbito das comemorações dos 50 anos do “25 de Abril”, Cabo Verde retoma, no próximo dia 26 do mês em curso, a principal feira do livro do país, uma iniciativa que conta com um financiamento de 100 mil euros da Cooperação Portuguesa, segundo anunciou a organização.

A feira está de regresso e decorrerá na cidade da Praia, até 05 de Maio, no largo do memorial Amílcar Cabral. O evento ressurge com o propósito de “imprimir uma nova dinâmica ao mercado livreiro em Cabo Verde e facilitar o acesso ao livro”, como disse a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, em conferência de imprensa, realizada há dias na Praia.

Paulo Lourenço, embaixador de Portugal em Cabo Verde, que também fez parte da conferência de imprensa, realçou que a aposta é uma prioridade do Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde e que o apoio financeiro traduz-se na aquisição de acervo bibliográfico com cerca de 900 títulos, maioritariamente literatura infanto-juvenil e científica, totalizando cerca de 10 000 exemplares.

“Esta retoma é histórica para promover a criação e diversificação literária, com uma programação abrangente, pensada para todas as faixas etárias e assinalando a língua portuguesa como língua pluricêntrica que caracteriza e enriquece a diversidade cultural dos países da CPLP”, referiu o diplomata, citado pela Lusa.

De acordo com a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, o programa da feira vai incluir debates, actividades lúdicas, conversas com autores e exibição de filmes.

A agência portuguesa de notícias avança que, depois da cidade da Praia, o evento irá estender-se para outros municípios e ilhas, sendo que a próxima edição será no antigo campo de concentração do Tarrafal, seguido das ilhas do Sal, Brava, Fogo, São Vicente, Santo Antão e restantes.

Mais Artigos