FENAGRI solicita apoio da CTA no processo de transformação das associações agrárias

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reuniu nesta Quarta-feira, 21, com a Federação Nacional das Associações Agrárias (FENAGRI) para impulsionar o sector agrário no país. A FENAGRI, segundo um comunicado, se revê nas linhas que orientam o plano estratégico da CTA e solicitou maior envolvimento nas actividades da Confederação, especialmente nos assuntos ligados…
ebenhack/AP
A FENAGRI, se revê nas linhas que orientam o plano estratégico da CTA e solicitou maior envolvimento nas actividades da Confederação, especialmente nos assuntos ligados ao sector agrário, segundo um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Economia

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reuniu nesta Quarta-feira, 21, com a Federação Nacional das Associações Agrárias (FENAGRI) para impulsionar o sector agrário no país.

A FENAGRI, segundo um comunicado, se revê nas linhas que orientam o plano estratégico da CTA e solicitou maior envolvimento nas actividades da Confederação, especialmente nos assuntos ligados ao sector agrário.

A Federação solicitou apoio da CTA no processo de transformação das associações agrárias em cooperativas, acreditando que o cooperativismo pode impulsionar o desenvolvimento do sector.

Os representantes da FENAGRI destacaram preocupações como a falta de divisas para importação de fertilizantes e insumos agrícolas, a necessidade de seguro e crédito agrário ajustado à realidade do país e melhorias das vias de acesso para facilitar o escoamento dos produtos.

Durante a reunião no âmbito da ronda de visitas aos membros, com o objectivo de auscultar preocupações e recolher contribuições para melhorar a prestação de serviços aos associados e alinhar o Plano Estratégico da CTA.

A CTA apresentou os pilares que guiarão o Plano Estratégico do presente mandato, nomeadamente, o reforço da capacidade técnica, reforma do ambiente de negócios, revitalização do associativismo e desenvolvimento do conteúdo local.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique, refere o documento, destacou a necessidade do sector privado ser proactivo na elaboração de uma proposta de plano de desenvolvimento do sector agrário a ser apresentado ao Governo, bem como advogar para o incremento da dotação orçamental para o sector.

A CTA manifestou a sua solidariedade para com os membros afectados pelas cheias e reafirmou o seu compromisso de dar todo o suporte técnico na criação das cooperativas bem como trabalhar em parceria com a FENAGRI e outros stakeholders para promover o desenvolvimento sustentável do sector agrário moçambicano.

Mais Artigos